Casos de éxito de motivación laboral Em términos gerais, os directores atuais têm claro que o desenvolvimento do talento na empresa está inevitavelmente unido à nossa capacidade para potenciar a motivação laboral na equipa. E também sabemos que não basta sermos conscientes dessa importância, mas devemos criar estratégias concretas que nos permitam alcançar os nossos objetivos. Por isso, que melhor inspiração para aumentar a motivação laboral que fixar-mo-nos naquelas firmas cujas boas práticas nesta matéria tenham sido reconhecidas?

«Aqueles que não querem imitar nada, produzem nada”. Salvador Dalí

Neste sentido, a Associação de Centros Promotores da Excelência, cuja finalidade é potenciar o desenvolvimento da cultura da qualidade, da inovação e da excelência na gestão empresarial do nosso país galhardeia anualmente as boas práticas na gestão das companhias. Quais foram as boas práticas empresariais premiadas pelo seu impulso da motivação laboral?



Guia: Como ser um bom líder de equipa?

As pessoas, motor da cambio

Companhia Logística de Hidrocarburos CLH, empresa líder no transporte e armazenamento de produtos petrolíferos no mercado espanhol, pôs em marcha a Plataforma Supera-T. Trata-se de um catálogo digital de 300 ações de desenvolvimento, elaborado após uma inovadora avaliação de desempenho, que se destina a alinhar as competências dos trabalhadores com as exigidas no posto que desempenha. Mediante um plano pessoal estabelecido entre avaliado e avaliador, que inclui as melhores ações formativas em função do perfil e do resultado do trabalhador, o empregado pode melhorar a sua capacitação de forma individualizada, pelo que os resultados são mais rápidos e eficazes. Desde a sua implantação em 2010, o programa já conseguiu dar um salto qualitativo e quantitativo no índice de satisfação dos trabalhadores.

Melhorias no clima laboral

Grupo Lacera, companhia especializada em limpeza e higienização, manutenção integral, serviços auxiliares, jardinagem, obras e reabilitações, centrou os seus esforços para melhorar a motivação laboral na criação de um clima laboral positivo através do projecto Gestão de Pessoas 3.0, onde se reúnem perspectivas de marketing e gestão de pessoas. Para isso, lançaram a campanha Juntos Podemos, com uma série de medidas dirigidas a despertar em cada trabalhador o sentimento de orgulho de pertencer à organização. Além de sinalização e publicidade com este slogan, a empresa também criou micro sites e caixas de correio digitais para fomentar a participação dos empregados, criou um blog, mudou os uniformes de trabalho, celebrou reuniões outdoor das equipas e desenhou folhetos com as vantagens que gozam os trabalhadores da companhia. Os resultados de motivação laboral alcançados com estas simples ações falam por si próprios: três de cada quatro empregados recomenda o grupo como um bom lugar para trabalhar  e consideram o seu trabalho motivador e quase 78% renunciaria uma oferta de emprego similar em outra companhia.

Aposta no tele-trabalho

No caso da Seguradora Linha Directa, a quinta empresa do sector de automóveis de Espanha, as boas práticas em motivação laboral reconhecidas pelos Prémios CEX provêm do projecto Linha Directa Virtual, um programa de tele-trabalho que afeta 13% da estrutura e que permite aos trabalhadores desempenhar as suas tarefas a maior parte do tempo a partir de casa e com uma equipa técnica facilitada pela direção. Graças a este programa, a companhia conseguiu:

  • Maior produtividade, pela melhoria no rendimento e na qualidade do trabalho.
  • Flexibilidade horária, permitindo conexões fora de horários, cobertura de emergências e a possibilidade de suprir ausências.
  • Menor ou nenhum absentismo.
  • Melhorar o compromisso e a fidelização.

Participação para impulsionar a liderança

Mutualia, Mútua de Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais, graças à sua iniciativa Lidera, um foro periódico e dinâmico de comunicação, participação e intercâmbio de ideias para envolver mais membros da empresa nas decisões dos directores, depois de uma auto-avaliação em 2010 que destacou as carências a nível de liderança da firma. Após a sua operacionalização, o projecto Lidera conseguiu que a pontuação da liderança por parte da estrutura passa-se de 5,95 sobre 10 em 2008 a 7,11 sobre 10 em 2011.

New Call-to-action

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.

Rellena este campo
Rellena este campo
Por favor, introduce una dirección de correo electrónico válida.
Necesita estar de acuerdo con los términos para continuar

También te puede interesar

Menú