Mais de 450.000 novos postos de trabalho serão criados neste ano de 2016, na Espanha, de acordo com a previsão emitida pela Comissão Europeia. No entanto, estudos de empresas de recrutamento, como “Spring Professional”, apontam para determinados perfis profissionais como os mais requisitados pelas empresas.
No geral, o mercado vai exigir profissionais especializados no setor, versáteis e flexíveis, capazes de análise e adaptação à mudança, proativos e focados na obtenção de resultados. O domínio de idiomas ainda é um dos fatores que as empresas levam em conta no processo de recrutamento onde a experiência internacional dos candidatos também irá prevalecer.
Mas, quais serão os perfis profissionais mais solicitados em 2016?
Novas tecnologias
Os especialistas de TI seguem crescendo, especialmente engenheiros de computação e licenciados em matemática relacionadas com as novas tecnologias.
Neste grupo, não terá dificuldade em encontrar trabalho os especialistas em Big Data, dada a maior ênfase que está adquirindo nos últimos anos as análise de dados macro pelas empresas. Nem vai demorar para juntar-se a eles os especialistas em segurança de TI, que vai cuidar do projeto do sistema, criando padrões de segurança e desenvolvimento de políticas para a proteção de informações corporativas digitais .
Dentro do campo das novas tecnologias, o crescimento do comércio on-line e a ascensão de smartphones irá liderar a demanda por especialistas nestes setores, como programadores.Net e Java, consultores de CRM e desenvolvedores de aplicações móveis e e-commerce.
Marketing, vendas e varejo
Durante 2015, muitos dos trabalhos foram relacionados à área de vendas e marketing, uma tendência que continua este ano.
Ela irá destacar o papel dos desenvolvedores de negócios, ou ” business developers ” orientados a empresa digitais, embora o perfil mais procurado será o especialista em posicionamento web e “growth hacking” (algo como presença geração através de técnicas criativas e analíticas baseado nas métricas sociais) como um resultado da maior relevância do conteúdo digital assumida pelas empresas.
No setor de varejo, as empresas vão buscar gerentes de área, profissionais capazes de aumentar as vendas e melhorar a estratégia de localização de pontos de venda e diretores de expansão, responsáveis por encontrar novas oportunidades de negócio a nível internacional.
Indústria
Serão a engenharia, especialmente industrial, estradas e toda a manutenção relacionada e gestão da qualidade, que monopolizam os postos de trabalho do setor industrial, enquanto responsável por projetos de cogeração irão tornar-se os melhores perfis pagos nesta área.
O engenheiros de logística responsáveis por otimizar o tráfego de mercadorias, e os “key account managers” encarregados de fortalecer as vendas em grandes empresas também têm um espaço de inegável no mercado de trabalho.
Telecomunicações
Novamente, é o mais importante do ambiente digital que levará a engenheiros de telecomunicações a serem os mais procurados por empresas profissionais.
Novamente,a capacidade para impulsionar as estratégias de expansão das empresas oferecendo soluções em I+D que oferecem os“radio solution manager” levará para Engenheiros de Telecomunicações a serem mais procurados por empresas.
Financeiro
As figuras como “controller” e o diretor de auditoria e controle serão essenciais para as empresas financeiras, que apostam no controle da sua atividade de gestão.
Recursos Humanos
Dada à preocupação das empresas terem processos de seleção, recrutamento e seleção de acordo com os seus objetivos, o perfil mais procurados em recursos humanos será “ HR business partner “, enquanto que diretores dos departamentos de RR.HH. eles serão responsáveis pela concepção das políticas relativas ao capital humano, eles se tornarão os mais bem pagos.
Área sanitária e científica
No setor médico, ganha força perfil de gerente de caso, um profissional especializado na revisão de consultas para as seguradoras. Próximo a ele, especialistas em Traumatologia e Ortopedia também são cotados.
A nível científico, as empresas contratam desenvolvedores de medicamentos biosimilares e diretores de I+ D com habilidades de gestão interdepartamentais.