Confira sua mesa. O que você vê? Um computador, uma bandeja de arquivo com algumas pastas, uma caneta e, talvez, uma agenda. Agora volte no tempo e reelembre como era a aparência do seu ambiente de trabalho há 20 anos. O telefone fixo, fax, impressora, calculadora, pilhas de documentos espalhadas sobre qualquer superfície plana … faltava espaço, correto?
A automação do escritório, que é entendido como um conjunto de ferramentas e aplicações informatizads relacionadas com o desenvolvimento do trabalho de escritório, se revolucionou ao ritmo ds novas tecnologias, comendo o espaço dos instrumentos analógicos para uma maior funcionalidade e automação de desempenho no trabalho. Mesmo a imagem clássica emoldurada da família tornou-se atela de descanso do laptop.
O grande salto qualitativo e quantitativo da automação de escritório, que é extensível até hoje, deu a volta na década de 80, com a generalização do computador. Eles começam, então, a surgir novos programas e software capazes de mecanizar trabalhos até então manuais.
Nascem os primeiros processadores de texto, as planilhas de calculo , ferramentas de apresentação, bancos de dados, pacotes integrados ou programas de e-mail, entre outros, proporcionando os seguintes benefícios:
- Optimização do trabalho.
- Mais rapidez na finalização das tarefas.
- Maior coordenação interdepartamental.
- Melhor atenção aos clientes.
- Incremento na productividade.
Agora, no que diz respeito ao desenvolvimento dea automação do escritório , o que o futuro reserva? Aqui estão algumas das tendências que irão moldar o desenvolvimento deste campo nos próximos anos:
- Ampliação de funcionalidades. Ao longo dos anos, temos assistido como o ambiente digital tem funções do aspecto físico assumido. As reuniões são realizadas por videoconferência, giz ou caneta de ardósia foi esquecido com o advento das telas sensíveis ao toque para apresentações, e até mesmo os perfis desenhos mais criativos feitos sem o uso de lápis e papel. Esta é a tendência que prevalecerá nos escritórios, onde a tecnologia vai incorporar mais e mais usos.
- Na nuvem. Não é algo novo, mas as ferramentas de escritório mais populares continuam a desenvolver e aperfeiçoar suas propostas para ter empresas altamente conectadas, onde estão as áreas de trabalho colaborativas e permitem o acesso on-line e edição de documentos por todos os seus membros. Google Drive ou onedrive da Microsoft Office são exemplos de ferramentas de automação de escritório na nuvem, mas vão criando novas propostas. Na verdade, de acordo com pesquisa realizada pela Gartner, as suites baseados em nuvens serão responsáveis por 60% do setor de escritório automatizado em 2022, atingindo cerca de 700 milhões de usuários.
- Interconexão.A automação do escritório não é só procurado por usuários de conexão maiores, mas também entre diferentes ferramentas multiplataforma, permitindo as empresas a interação de diferentes aplicações em um único documento sem transformar o formato dos arquivos.
- Accesibilidade. O software livre continua a se expandir como uma alternativa mais barata a pagar programas. A possibilidade de ser constantemente revistos pelos desenvolvedores é outro ponto forte.
- Usabilidade. Programas de automação de escritório irão incorporar novos sistemas para facilitar o manuseio por usuários através do desenvolvimento de interfaces mais intuitivas, fazendo projetos mais atraentes ou a implementação de comandos de voz.